5 dicas para usar a internet com segurança no trabalho

5 dicas para usar a internet com segurança no trabalho

Se em casa, com filhos, os cuidados com a internet são grandes, no ambiente de trabalho eles devem ser redobrados. Informações sigilosas podem “cair na internet”, comprometendo a segurança da empresa.

Um pequeno relapso, um descuido e até mesmo a ingenuidade podem prejudicar o trabalho. Por falta de conhecimento e de esclarecimento, o usuário não tem ideia do risco que está correndo ao clicar ou acessar determinados conteúdos.

Os perigos, às vezes, estão disfarçados e enganam facilmente. Mas, de erro em erro, a situação pode tomar grandes proporções. Por isso, selecionamos algumas situações que podem ser evitadas para garantir a segurança da informação na sua empresa.

1. Não baixe conteúdo particular

Parece óbvio, mas muita gente esquece. Recebemos e acessamos filmes, músicas, vídeos, entre outros conteúdos diariamente com muita frequência. Deixe para verificá-los em casa. No trabalho, acesse somente o que diz respeito às atividades que você precisa desenvolver.

2. E-mail do trabalho

O e-mail que você utiliza no trabalho deve ser somente para o trabalho. Não utilize-o para enviar conteúdo particular ou para comunicação informal.

3. Pendrives e outros dispositivos

Não conecte seus dispositivos particulares nos computadores da empresa. Talvez, sem querer, eles estejam infectados por vírus ou malwares que podem comprometer a segurança dos equipamentos da empresa.

4. Não clique em qualquer link que aparecer

Por mais que você esteja pesquisando sobre assuntos de trabalho, preste atenção nos links que aparecem. Eles podem ser armadilhas perigosas porque roubam dados e informações.

5. Não repasse sua senha

Se você tem senhas personalizadas para acesso a e-mails e programas internos, não divulgue-as para ninguém. Essa informação pode propagar-se com facilidade e, se algo acontecer, independente de quem tenha sido, a responsabilidade será sua.

Assim como no mundo real, o mundo virtual tem suas regras e cuidados que não podem ser esquecidos ou ignorados. Um comportamento cauteloso ao utilizar a internet no trabalho pode evitar diversos problemas no futuro.

Você conhece mais alguma dica para evitar problemas na internet no ambiente corporativo? Conte pra gente!

5 dicas para usar a internet com segurança no trabalho
Tags:

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *