Não caia nessa! Conheça 4 notícias falsas sobre o Facebook

Não caia nessa! Conheça 4 notícias falsas sobre o Facebook

Não é difícil encontrar notícias falsas sobre o Facebook circulando na própria rede social criada por Mark Zuckerberg. São boatos dos mais diversos tipos, que vão e voltam, e continuam sendo erroneamente compartilhados por muitas pessoas.

As histórias são tantas e tão recorrentes que o próprio Facebook decidiu criar uma página permanente para desmentir os principais mitos divulgados sobre a plataforma. A lista conta com pelo menos seis itens, mas nós separamos os quatro principais. Acompanhe!

1. O Facebook passará a ser pago

Esse é o principal boato inventando sobre a rede. No entanto, o próprio Facebook é bastante direto ao responder o assunto: “Não. O Facebook sempre será um serviço gratuito para todos”. Portanto, toda vez que encontrar uma notícia por aí alegando que o serviço passará a ser cobrado, não acredite!

2. O Facebook vende informações pessoais para anunciantes

Nesse item o Facebook também é enfático e garante “não, não vendemos nenhuma de suas informações para ninguém e jamais faremos isso”. O que acontece é que a plataforma coleta o conteúdo e as informações transmitidas por você, incluindo curtidas, compartilhamentos e envios de mensagens, para aprimorar os serviços oferecidos.

É importante lembrar que é você quem controla as informações divulgadas em seu perfil pessoal. Para saber mais sobre o assunto acesse as Noções Básicas de Privacidade do Facebook ou a Política de Dados criada pela rede. (O conteúdo desse último, por sinal, é bastante interessante).

3. O Facebook permite ver quem acessou meu perfil

Segundo o Facebook, não é possível “rastrear quem visualiza o seu perfil ou as suas publicações (por exemplo, as suas fotos)”. A única forma de deixar um registro na página de alguém é se você curtir, comentar ou compartilhar algum endereço com o usuário, caso contrário, nada ficará registrado.

Caso você encontre algum aplicativo, site ou sistema que sugere identificar as visualizações de perfil, denuncie ao Facebook.

4. É preciso baixar arquivos para ter acesso a jogos ou aplicativos

Nenhum aplicativo ou jogo deve exigir que faça download de algum arquivo ou responda a algum formulário para ter acesso ao conteúdo. De acordo com o Facebook, “em troca do acesso a algum conteúdo, o aplicativo ou jogo só pode pedir que você curta uma página”.

Nesse caso, a denúncia também é válida se você considera um jogo ou aplicativo abusivo.

Já ouviu outros boatos sobre o facebook? Conte pra gente nos comentários!

Com informações Olhar Digital

Não caia nessa! Conheça 4 notícias falsas sobre o Facebook

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Um comentário para “Não caia nessa! Conheça 4 notícias falsas sobre o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *