Passo a passo para deixar sua rede de internet mais segura

Passo a passo para deixar sua rede de internet mais segura

Privacidade e proteção são itens essenciais quando o assunto é o acesso à internet, seja em casa ou no trabalho. Isso porque, todos os dias, utilizamos a grande rede para as mais diversas atividades sem nos darmos conta dos perigos aos quais estamos expostos no mundo virtual.

Assim como a tecnologia, no que diz respeito ao quesito segurança, aumenta a cada dia a ação de hackers e usuários maliciosos também. Roubo de informações bancárias, dados pessoais, ações de vírus ou spam e uma série de outros transtornos são cada vez mais frequentes.

Por isso, estar atento e buscar novas formas de proteção é sempre importante. Um bom exemplo é o firewall do seu roteador. Ativar esse recurso permite deixar sua conexão Wi-Fi muito mais segura e longe de informações corrompidas, ataques ou ações mal intencionadas.

O que é firewall?

Firewall é uma barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre seu computador e a internet, bloqueando conteúdos maliciosos, sem interferir nos dados que precisam trafegar.

Funciona através de uma varredura ou filtragem dos pacotes de dados e endereços, servindo como aliado na segurança no PC, em conjunto com o firewall do sistema operacional.

Ou seja: seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de informações autorizadas.

Ficou curioso e quer saber como ativar o firewall do seu roteador? Então, confira o passo a passo!

Passo 1

Primeiramente você precisa saber qual é o endereço de IP padrão do roteador. Para isso, no computador conectado via Wi-Fi, clique no Menu Iniciar e busque por Executar. Em seguida, digite o comando cmd e clique em Ok;

Passo 1

Passo 2

No prompt de comando, digite ipconfig/all e busque pelo item gateway padrão (ou Endereço de IP padrão, dependendo do modelo do roteador) na conexão de rede Wi-Fi (wireless). Anote ou copie o número completo;

Passo 2

Passo 3

Abra o navegador do computador e digite ou cole o número de IP (gateway) encontrado na barra de endereços. Digite o nome de usuário e senha para acessar as configurações do roteador. Confirme em Fazer login;

Passo 3

Passo 4

No menu de ajustes, busque pela categoria Firewall, marque a opção Habilitar e confirme em Salvar. Reinicie o roteador para aplicar as mudanças.

Passo 4

Pronto! Dessa forma, você estará ainda mais seguro ao navegar pela grande rede.

Gostou do post? Então, leia também: 4 dicas para navegar com segurança na internet.

Com informações e imagens techtudo.com.br.

Passo a passo para deixar sua rede de internet mais segura

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *