4 dicas para se proteger em redes públicas de Wi-Fi

4 dicas para se proteger em redes públicas de Wi-Fi

Nada como encontrar aquele ponto de acesso à internet gratuito e aberto para se conectar, não é mesmo? As redes públicas de Wi-Fi fazem sucesso entre os usuários e podem ser encontradas nos mais diversos lugares, como praças, hotéis, shoppings, cafeterias e aeroportos.

Usufruir de uma rede de internet pública pode parecer um bom negócio, mas é preciso ficar atento. Muitas também representam sérios riscos para sua privacidade e até mesmo aparelho.

Isso porque, em um ponto público, qualquer pessoa pode acessar a internet facilmente, sem senhas ou formulários complexos. Dessa forma, seus dados pessoais podem estar desprotegidos e à mercê da ação de hackers ou outros usuários maliciosos que podem interceptá-los.

Mas, então, o que fazer: deixar de utilizar redes de Wi-Fi gratuitas? A solução, para a felicidade dos usuários, não precisa ser tão drástica. Algumas medidas de segurança ajudam a proteger você, suas informações e seu celular de criminosos digitais.

Atenção ao cadeado verde na barra de navegação

Sempre que abrir um navegador observe se ela apresenta um cadeado verde no canto esquerdo da barra de navegação. O ícone diz respeito à segurança e autenticidade do local acessado. Portanto, quando o site for mesmo verdadeiro e confiável, o browser exibirá o cadeado verde.

Utilize um app de VPN

Umas das maneiras mais eficazes de se proteger em conexões públicas é utilizar um aplicativo de Rede Privada Virtual, também conhecido como VPN. Ele atua como um intermediário entre seu dispositivo e a internet, criptografando os dados, mesmo quando você utiliza redes desprotegidas.

Para utilizar um serviço de VPN é necessário pagar, mas se você usa rede públicas de conexão com frequência, o investimento vale a pena. Lembre-se de que estamos falando de segurança.

Restrinja os acessos

Não é porque você está utilizando uma conexão aberta e gratuita que vai sair acessando dezenas de sites. É preciso restringir o uso para aumentar a proteção.

Por isso, nunca acesse bancos online e, muito menos, digite informações confidenciais, como número de cartão de crédito e senhas. Deixe para fazer isso em uma rede mais segura.

Instale um antivírus

Ter o sistema do seu aparelho celular ou computador atualizado ajuda a criar uma barreira a mais de proteção. Contudo, um antivírus ainda é a melhor opção quando o assunto é segurança.

Quer encontrar o melhor sistema? Então, confira: 5 dicas para você escolher um bom antivírus.

Use o recursos de autenticação em duas etapas

Ativar recursos de autenticação em duas etapas também é importante para quem está sempre conectado em contas que requerem senhas de acesso, como redes sociais e serviços de e-mail.

Com isso, além de informar dados como nome do usuário e senha, você precisará digitar informações adicionais, como códigos enviados por SMS ou geradores de acesso pelo aplicativo, como no Facebook.

Se você gostou das nossas dicas, não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais. Até mais!

4 dicas para se proteger em redes públicas de Wi-Fi
Tags:            

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *