Como detectar sites suspeitos na hora de comprar online

Como detectar sites suspeitos na hora de comprar online

Poder fazer compras no conforto da sua casa, sem enfrentar filas ou ter que sair por horas procurando um item em diversas lojas, já é uma realidade para muitas pessoas. O avanço tecnológico possibilitou essas e muitas outras mudanças de costumes.

A compra online traz uma série de benefícios, entre eles,: maior variedade de itens, diversidade de preços – incluindo a possibilidade de encontrar infinitas promoções que valem a pena –, comodidade, conforto e, apesar de muitas pessoas não acreditarem, segurança também.

Mas, para que essa experiência seja de fato vantajosa para você, sem que você se preocupe depois ou tenha dores de cabeça, alguns cuidados precisam ser tomados e observados. Confira algumas dicas que selecionamos para você!

giphy

Cuidado com os cliques

Diariamente recebemos “promoções exclusivas” e “ofertas imperdíveis” nas redes sociais e via e-mail. Apesar da praticidade, evite clicar nesses endereços, muitos são pegadinhas e agem de má fé.

Opte por digitar o endereço da loja que você quer visitar porque assim você evita de cair em uma armadilha.

Se, mesmo assim você optar por clicar, verifique se o endereço de destino é o mesmo que você clicou. Muitas vezes, o redirecionamento de link é proposital para que você não perceba que está se metendo numa fria.

Prêmios, sorteios e promoções

Quando a esmola é boa demais, até o santo desconfia, não é mesmo? Então, fique atento a essas iscas que aparecem e parecem boas demais.

Por exemplo, se você já havia pesquisado e encontrou um determinado produto por R$ 1.200,00 e, repentinamente, você se depara com o mesmo produto, em um anúncio de outra loja, por R$ 700,00, há grandes chances de ser uma grande roubada.

Barra de endereços

A barra do seu navegador na qual está o link do site é uma fonte bastante importante para identificar um site falso. Com as atualizações, ela oferece muitos indícios que servem de alerta, entre eles:

– Fique atento aos websites de compras que possuem somente http e não https;
– Procure sinais de segurança no site como um cadeado no navegador;
– Mudança de cor na barra também é uma indicação de website falso.

Estar atento a esses sinais e sempre pesquisando e procurando antes de fechar o pedido, você evita que sua compra se torne um problema de grandes proporções.

Confira também: 4 navegadores para você utilizar a internet com mais segurança.

Como detectar sites suspeitos na hora de comprar online

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *