Megabit x Megabyte: entenda a diferença entre essas velocidades de conexão

Megabit x Megabyte: entenda a diferença entre essas velocidades de conexão

Não é difícil encontrar pessoas com dúvidas na hora de contratar o plano de internet. Todos desejam conexão de qualidade, por isso, os questionamentos costumam ser muitos: qual a melhor velocidade, o que é mais indicado para mim, o que estou realmente negociando?

Isso acontece, muitas vezes, em função dos inúmeros anúncios de diferentes operadoras, que acabam confundindo e, até mesmo, enganando o consumidor em certas situações.

O principal problema diz respeito à diferença entre os termos Megabit e Megabyte. Na prática, muita gente acredita contratar uma coisa, mas a realidade é outra. Isso acontece porque as conexões de rede e internet fixa têm a velocidade medida em Megabits por segundo (Mb/s), enquanto os computadores medem as velocidades em Megabytes por segundo (MB/s).

Concordamos que é fácil confundir, porém, também é muito simples entender. Por isso, selecionamos as principais informações para você acabar de vez com as suas dúvidas.

O que acontece

Na maioria das vezes, o que acontece é a seguinte situação: alguém contrata uma internet de 10 Mega(bits) por segundo e, ao baixar um arquivo, se depara com uma taxa de download de 1 Mega(byte) por segundo. O consumidor pensa que está recebendo apenas 10% do que foi contratado, quando na realidade o número representa algo bem próximo de 100%.

Isso não acontece apenas com conexões de alta velocidade. A mesma “confusão” existe para planos de 1 mega, 5 mega ou qualquer outra taxa. Para entender porque isso ocorre é preciso compreender as diferentes unidades de medida de Megabit e Megabyte. Confira!

Entendendo as unidades de medida

As unidades de medida são um dos conceitos mais básicos da informática, no entanto, ainda desconhecidos por muita gente. Basicamente, eles estabelecem que o bit é a unidade mais simples de armazenamento, enquanto o byte é o equivalente a 8 bits. Isso significa que 1 byte é formado por 8 bits e que 1 megabit é 8 vezes menor do que um megabyte.

De forma resumida: um arquivo de 10 megabytes em uma conexão de 10 megabits por segundo não vai ser baixado em 1 segundo, mas, sim, em 8 (utilizando a velocidade máxima do pacote).

Calculando sua velocidade

Lembre-se de que a velocidade da sua conexão é sempre medida em bits. Porém, para transformar o valor em Megabytes por segundo, basta dividir a velocidade contratada por 8.

Exemplos:

Plano de 5 Mega(bit):
5 dividido por 8 = 0,625
Então, na prática, seus downloads devem chegar a no máximo 0,625MB/s.

Plano de 10 Mega(bit):
10 dividido por 8 = 1,25
Então, na prática, seus downloads devem chegar a no máximo 1,25MB/s.

Plano de 15 Mega(bit):
15 dividido por 8 = 1,875
Então, na prática, seus downloads devem chegar a no máximo 1,875MB/s.

Tem dúvidas? Fale com a equipe da P4 Telecom!

Se você possui um plano de internet e está com dúvidas sobre a velocidade contratada, taxas de download ou o funcionamento da conexão, fale com a P4 Telecom.

Com uma equipe especializada, estamos preparados para atender você da melhor maneira, indicando o plano ideal e o funcionamento real da sua internet. Entre em contato hoje mesmo e tenha internet com muito mais vantagens e agilidade.

Megabit x Megabyte: entenda a diferença entre essas velocidades de conexão

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *