Do seu bolso para o mundo: como o smartphone tornou-se o meio favorito de acesso à internet no Brasil

Do seu bolso para o mundo: como o smartphone tornou-se o meio favorito de acesso à internet no Brasil

Somos seres sociais: a necessidade de comunicação acompanha o homem desde os primórdios. Naturalmente, em função dos diferentes desejos e desafios encontrados ao longo dos séculos, as maneiras de “comunicar” foram mudando, à medida que crescemos como indivíduos, comunidade e sociedade.

A necessidade de conexão nos instigou a achar uma forma de, mesmo longe, continuarmos perto. Passamos de gestos e grunhidos para a fala e a escrita, prensa, rádio, televisão, computadores.

Chegamos, então, ao celular, que podemos dizer ser a junção de várias das formas de comunicação. O smartphone é um dispositivo móvel que compacta o sistema de computador aliado à internet em uma plataforma intuitiva, de fácil manuseio e prática ao mesmo tempo.

Da tela grande para a pequena

Nos anos 80, o Brasil foi apresentado aos computadores. Mais tarde, pela metade dos anos 90, conhecemos a internet. Um novo mundo de descobertas e oportunidades foi criado e compartilhado e, mesmo que acessível a poucas pessoas na época, foi o início de uma nova forma de pensar e produzir comunicação no país.

O computador passou por toda uma geração de mudanças e evoluções que transformaram o modo de ver o mundo, tendo acesso a um número de conteúdo cada vez maior e diversificado. Segundo dados do IBGE, em 2014, pela primeira vez, 50% do total das residências brasileiras tinham acesso à internet!

Movimento!

Compacto, versátil, intuitivo. Com todos estes atributos – e com a distribuição de internet crescendo, tornando-a mais acessível e democrática – os smartphones mostraram-se mais vantajosos do que computadores quando falamos sobre redes sociais. Nos acompanham diariamente e, mesmo como pequenas pesquisas no dia a dia, fazem-se úteis com frequência.

Quando surge uma dúvida, podemos saná-la rapidamente com poucos toques, aliando praticidade a um custo acessível: um aparelho celular é mais barato do que um computador, além de ser portátil e possibilitar o uso de ferramentas similares às dele.

Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos, demonstra como o smartphone tornou-se o principal meio para acessar a internet no Brasil: em 2016, foi utilizado por 69% dos internautas.

Mas, não apenas isso: a vida foi facilitada em muitos aspectos além das redes sociais. Temos a possibilidade de controlar contas bancárias e cartão de crédito, receber informações sobre depósitos e saques diretamente online, fazer compras em websites especializados, pedidos de comida através de aplicativos e uma infinidade de outras utilidades triviais e incomuns.

A variedade de ações e movimentos possíveis através de um smartphone cresce constantemente e surpreende tanto quanto fascina.

Do seu bolso para o mundo: como o smartphone tornou-se o meio favorito de acesso à internet no Brasil
Tags:            

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *