Como o roteador influencia na internet da sua casa!

Como o roteador influencia na internet da sua casa!

Sinal caindo e internet lenta são coisas que deixam qualquer um louco, não é mesmo? Especialmente nos dias de hoje, em que várias de nossas atividades, tanto de lazer quanto de trabalho, estão atreladas diretamente à dispositivos digitais que exigem internet para seu funcionamento.

O primeiro instinto de quando o sinal da Wi-Fi começa a cair constantemente é ligar para os provedores. Mesmo que às vezes eles tenham culpa, grande parte do mau funcionamento da internet em casa ou no trabalho se dá devido a outros fatores, como os roteadores!

Roteadores velhos ou com baixa capacidade

Verdade seja dita: trocamos de TV, celular, computadores e outros aparelhos eletrônicos em casa, mas o roteador é sempre o mesmo. Conforme as provedoras de internet vão aumentando suas capacidades e a tecnologia é aprimorada, as máquinas receptoras e distribuidoras da internet devem se atualizar também!

Um modem obsoleto não consegue captar com capacidade total a quantidade de dados recebida. O que isso significa? Não adianta ter o maior pacote de dados que a provedora de internet oferece pois sua internet continuará lenta! Fique ligado no seu roteador e troque-o se necessário.

Outro ponto importante é a capacidade que o roteador tem. De nada vai resolver comprar um novo se ele não conseguirá processar a quantidade do seu pacote de dados. Ambos devem ser equivalentes para que o sinal em sua casa seja constante.

Local do seu roteador

O roteador deve estar em uma área central de sua casa e, de preferência, em um local mais alto. Isso porque o sinal é melhor distribuído desta forma, evitando pontos sem Wi-Fi ou quedas constantes.

Lembre-se também de que ele não deve ficar encostado na parede, pois esquenta de forma rápida assim, e como computadores e notebooks, um roteador quente tem seu funcionamento comprometido.

Aparelho desregulado

Os aparelhos têm uma regulagem que melhor permite a captação de sinal. Se o sinal começou a oscilar, cair ou simplesmente parar de funcionar, este pode ser um dos problemas! Contate sua provedora de internet ou técnico para averiguar o aparelho e solucionar o problema.

Melhorando o sinal

Com tudo isso, você pode melhorar o sinal de seu aparelho das seguintes formas:

  • Ter um roteador e um pacote de dados equivalente;
  • Manter seu roteador sempre atualizado;
  • Checar se ele está bem regulado;
  • Manter o aparelho em área central na casa e em uma prateleira elevada;
  • Mantê-lo longe da parede;
  • Checar se os cabos da internet estão em bom estado;
  • Checar seus próprios aparelhos eletrônicos;
  • Percebeu seu aparelho quente? Tire-o da tomada e aguarde alguns segundos;
  • Não tenha mais de 10 aparelhos simultâneos ligados ao roteador.

Siga esses passos e seu sinal, com certeza, melhorará! Fez tudo isso e ainda enfrenta problemas? Contate seu provedor de internet e tire suas dúvidas!

Como o roteador influencia na internet da sua casa!
Tags:            

P4 Telecom

Post feito com por P4 Telecom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *